quarta-feira, 20 de abril de 2011

Fidel Castro se afasta da liderança do Partido Comunista de Cuba

O irmão dele, Raul Castro, continuará como primeiro-secretário do Partido Comunista e presidente do país. Já Fidel passa a ser um simples delegado, com direito a voto.

A ilha comunista de Cuba viveu, nesta terça-feira (19), um dia histórico. Nesta semana, completam-se exatamente 50 anos da invasão da Baía dos Porcos. Foi uma tentativa fracassada dos Estados Unidos de derrubar o então presidente Fidel Castro.
E, nesse clima simbólico de aniversário, Fidel anunciou a aposentadoria oficial, desligando-se da liderança do Partido Comunista cubano. De Washington, o correspondente Luis Fernando Silva Pinto conta que a ilha também vai passar por reformas econômicas.
Fidel Castro foi ovacionado pelos mil integrantes do Congresso. Ele e o irmão, Raul, estão no comando absoluto da ilha há mais de meio século, desde a Revolução Comunista de 1959, mas agora só um permanecerá oficialmente na ativa.
Raul Castro continuará comandando o país como primeiro-secretário do Partido Comunista e presidente de Cuba. Fidel passa ser um simples delegado, com direito a voto, um pedido dele próprio. Ele já havia se afastado do poder em 2006, quando ficou gravemente doente.
Mais de 300 reformas foram aprovadas no Congresso, principalmente na área econômica. Os cubanos vão poder comprar e vender seus imóveis e também abrir negócios. As cadernetas que controlam a comida subsidiada que os cubanos compram, serão abolidas e a produção de alimentos em fazendas particulares será incentivada.
Mas a sociedade cubana não vai se abrir para o capitalismo, assim como fez a China. Quem garantiu foi o próprio Raul Castro.
E os jovens da ilha continuarão distantes do poder. Raul Castro tem 79 anos. O vice que assumiu nesta terça é o octogenário linha-dura José Machado Ventura. A partir de agora, eles não poderão permanecer no cargo por mais de dois mandatos seguidos de cinco anos cada. Mas isso significa que poderão estar no governo até chegar perto dos 90 anos.